quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Segregação e Gordofobia na Moda Lolita : Vestidos

Olá meus morceguinhos lindos ,tudo bom com vocês ?

Hoje o texto blog vai ser , provavelmente , um gerador de polemica gigante pois vou afirmar algumas coisas que talvez muitos não concordem ,mas se vocês acompanharem o meu raciocínio acredito que vão conseguir me entender .

Mas antes de partir para o texto ,devemos entender alguns conceitos que serão explanados por ele .

O primeiro de todos é a gordofobia ,que nada mais é que aversão e/ou ódio contra pessoas gordas .A gordofobia ta na nossa sociedade assim como diversos outros preconceitos ,ela pode ser vista na dificuldade de uma pessoa gorda ser atendida de forma adequada por médicos( a #godofobiamédica mostra bem como pessoas acima do peso sofrem com preconceito e tem sua saude reduzia ao "você esta gordo,tem que emagrecer") ,na dificuldade de se achar roupas ,ódio e aversão que a sociedade tem do corpo gordo e outros problemas .A gordofobia é algo bem preocupante pois ela impõem ao gordo que ele se odeie tanto ou até mais do que a sociedade o odeia ,isso é gravíssimo pois pode desencadear problemas de auto estima,depressão,tentativas de suicídio e ate auto mutilação. A gordofobia é extremamente perigosa pois quem é gordofobico diz se importar com a saúde da pessoa gorda,mas é a mesma pessoa que faz piada ou hostiliza quem está fora do padrão magro .

O nosso segundo conceito é a segregação,pelo dicionario podemos definir como ação de separar,afastar e isolar .Durante anos nos tivemos vários tipos de segregações ,mas a que com certeza mais marcou nosso planeta é a segregação racial (algo ainda vigente em nosso país e no mundo).

Agora que esses dois conceitos estão bem definidos ,vamos partir para como isso é aplicado na moda japonesa lolita ,lembrando que foco em lolita pois é a moda que mais tenho contato.

Para iniciar devemos trabalhar com a ideia de que somos uma marca de roupa lolita e que acada ano ano lançamos por volta de 10 coleções ou prints diferentes e cada uma possui 4 peças( Dois modelos de cintura imperial e dois modelos acinturados ).Fazendo uma conta rápida ( 10 x 4=40) nos da o total de 40 vestidos lançados durante um ano todo.

Ate ai tudo bem ,certo ?Certo .

 A grande questão vem nesse paragrafo ,desses quarenta vestidos que a marca lançou vinte vão ter medidas que servem em pessoas que são gordas , e muito provavelmente as marcas divulguem que menos da metade desses vinte realmente cabe nesses corpos , mas calma que já me aprofundo mais nessa questão.

Então vamos para o raciocínio ,enquanto uma pessoa padrão ,ou seja uma pessoa magra,tem quarenta modelos diferentes para escolher  .Eu que sou gorda tenho vinte modelos,o nome disso é segregação pois eu estou excluindo as pessoas gordas e fazendo com que ela tenham um numero limitado de opção ,e tenho que depender de outras plus sizes para saber que aquele vestido realmente me serve porque as marcas raramente divulgam que lançaram um tamanho maior ou que o vestido vai alem das medidas oficiais .

Agora vamos para a questão da marca não divulgar os tamanhos maiores .Sei que a resposta que muitos darão é "a marca não quer arriscar a sua imagem ao dizer que um tamanho vai alem das medidas ,porque as pessoas podem comprar outras peças achando que elas também vão" ,com todo coração gente eu acho essa resposta extremamente preguiçosa principalmente para marcas lolitas .Estamos falando de marcas com produção praticamente artesanal e não de uma loja de fast fashion como Renner ,eles sabem o que produzem e principalmente sabem quem eles querem que use .Okay eles podem não querer se arriscar ,é entendível ,agora me responda por que depois dos lançamentos quando as clientes descobrem que o vestido vai alem das medidas eles não divulgam ?

"Ah eles são uma loja tem mais o que fazer" sim eles tem mais o que fazer como pararem de serem gordofobicos e segregar pessoas gordas .Olhe a  maioria das lojas de moda lolita são gordofobicas e segregam,mas vocês devem se pergunta da onde eu tirei isso não é ?
Simples meus amados unicórnios ,observem as lojas que são referencia no nosso meio e vejam quantas delas tem em seu perfil principal modelos gordas e não vale pessoas que marcam a loja ,eu estou falando da divulgação .Quem tipo de corpo eles usam para divulgar ? E por favor sem a desculpa do "japonesas são magrinhas" ,existem japonesas gordas e voces tem que aceitar isso e logo.

Quando uma marca não divulga que tem tamanhos maiores ,não usa modelos gordas em suas divulgações e faz um número muito pequeno de tamanhos grandes isto é segregação e gordofobia  e ,na minha visão ,o pior de tudo é que é um preconceito sendo feito de forma extremamente lucida e por escolha das marcas.Essas marcas não querem sua imagem associada ao corpo de uma pessoa gorda ,não querem que essas pessoas fora do padrão achem que podem usar suas roupas e ,mesmo quando lançam algum tamanho grande,elas limitam desde o numero produzido do produto ,a variabilidade de modelos e prints(só eu já notei que nos últimos tempos um grande número de vestidos que é tamanho grande tem prints que não são de grande destaque ? ) e limitam sua divulgação .Pense uma loja que seja referencia no nosso meio alternativo ,qual o ultimo grande lançamento dela tinha um tamanho maior ?Qual o ultimo grande lançamento que os vestidos servem em pessoas com mais de 100 de busto e de cintura ?Alguma dessas lojas divulgou que esses tamanhos eram maiores ?Não basta só vestidos bonitos ,pregação de auto aceitação e de que a moda é para todos quando não se poem isso em pratica.A moda é realmente para todos ?Ou será que temos pessoas que tem que buscar outras formas para usar essas roupas ?

Eu não estou fazendo esse texto para destilar ódio contra marcas ,pessoas ou contra a moda ,pelo contrario eu amo a moda lolita !Lolita me ajudou nos meus piores momentos ,me ajudou a ser quem sou e me sentir bonita ,mas é exatamente por isso que falo sobre a gordofobia e segregação que pessoas gordas sofrem no nosso meio .Quero que todos os tipos de corpos possam se sentir bem nessa moda que só me trouxe alegria ,quero que todas as pessoas de todos os tamanhos possam ter vestidos com as prints maravilhosas da Baby,AP ,IW e tantas outras marcas ,quero que as pessoas se vejam representadas ,que possam usar mais de uma marca,que possam usar suas meias e vestidos sem precisar usar uma cinta ou algo que te aperta apenas para entrar numa roupa de uma marca que não nos quer usando ela ,quero que parem de usar como desculpa para o preconceito com gordos que japonesas são magras sendo que temos corpos gordos japoneses sim!Para a tristeza dos gordofobicos não se tem mais desculpa para o preconceito ,somos gordos e existimos .


Nenhum comentário:

Postar um comentário