sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

5 tipos de pessoas que NÃO podem usar Moda Lolita

 Queria poder dizer que é incomum que me questionem "sou x ou y posso usar moda lolita" ,mas direto no tiktok recebo ou vejo comentários assim. São questionamentos que vão de idadeao pertencimento a outras subculturas.

Pensando em todas essas perguntas que recebo, de forma definitiva irei responder sobre os 5 tipos de pessoas que não podem usar moda lolita.

1. Preconceituosos não são bem-vindos!

Não dá pra vc usar moda lolita se você é preconceituoso contra algum grupo oprimido, atéporque não faz sentido vc seguir uma moda que fala sobre auto-expressão e mulheres quebrando padrões do que é esperado e ainda ficar achando que mulher é só quem tem útero ou que elas tem que ser submissas.

2. Se você não está disposto!

Lolita é sobre ter disposição, mas a que? Para construir um armário lolita e participar da comunidade é necessário dispor-se a economizar, ter paciência para estudar sobre a moda, ter humildade e escutar veteranas, ter paciência para, às vezes, aguardar uma década para encontrar e comprar seu vestido dos sonhos. Por fim, você tem que estar disposto a se engajar com sinceridade com as características do estilo e com as pessoas que participam dele.

3. Se você se acha melhor por conta do tamanho da sua saia!

Vou ser franca: Você não é melhor que a sua colega que escuta funk, rebola até o chão e usa saia curta. Assim como você se veste de lolita para se sentir bonita, ela também usa essas roupas para se sentir bem e, assim como você, também se veste assim para agradar a ela mesma. Você não é melhor e nem pior que ela, no fim do dia ambas sofrem com o patriarcado.

4. Se você acha que moda lolita é sobre ser modesta.

Me expliquem como uma moda cujo objetivo final é parecer um cupcake ambulante, uma celebração de hedonismo indulgente, pode ter alguma ligação com modéstia? Moda lolita é sobre extravagância, promover uma estética bela, decadente e muito pessoal e expressiva.Modéstia é um valor que, por definição, opõe-se aos valores da moda lolita! Modéstia significa "ausência de vaidade em relação ao próprio valor, às próprias realizações, êxitos etc," e "agir com simplicidade, moderação e sem ostentação, evitando chamar atenção indevida para si e reconhecendo o valor dos outros". Enquanto valor pessoal, tem mais a ver com abster-se de certas práticas, do que indulgir em um culto a si mesma, como fazemos quando namoramos nossos guarda-roupas, escolhemos cada detalhe de um outfit, do cabelo à ponta do sapato.

5. Se você só quer comprar para dizer que tem!

Há uma onda de novatas que vejo surgindo nas redes sociais que está muito focada em adquirir peças de brand, mas não por gostar da moda ou do seu significado histórico, mas sim só pra dizer "olha, eu tenho isso". Algumas pessoas enxergam até como algum tipo de investimento: uma peça esquecida barata de hoje pode ser trendy amanhã e valorizar no mercado de segunda-mão! Usar determinado sub-estilo que está em alta refletirá em maior engajamento virtual! São pessoas que, muitas vezes, também questionam os valores de peças artesanais e sequer buscam estudar o motivo de certas peças de lolita, sejam nacionais ou não, artesanais ou industrializadas, terem aquele valor. Simplesmente, elas estão focadas em adquirir, consumir de forma exaustiva e depois descartar. Acho triste, principalmente pelo desperdício de tempo e recursos dessas pessoas.

Esses são os 5 tipos de pessoas que acredito que não podem estar na moda lolita, mas calma!

Se você se identificou com alguma dessas descrições, lembre-se sempre que você pode mudar ou simplesmente buscar algo que realmente faça sentido na sua vida e se alinhe às suas crenças pessoais e valores.

Caso você se identifique e não queira mudar - e digo isso principalmente em relação ao item 1, espero sinceramente que todas as suas compras sejam taxadas e que, mesmo após você pagar as taxas, elas sejam devolvidas e que não possa pedir reembolso. :)


Quero agradecer imensamente a Annah que, não só revisou o texto, como auxiliou em deixar ele mais robusto. 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Achadinhos lolitas

 Que eu sou a autodominada rainha dos achadinhos, isso eu sou mesmo. Mas eu não me tornei essa “rainha” do nada: quebrei muito a cara, esperei muito e também dei sorte, porque afinal bons achadinhos são sobre isso: sorte.

Pensando em como posso ajudar a disseminar a procura dos achadinhos, resolvi criar esse post em que vou dar dicas de onde achar peças lolitas, off brands e adaptáveis para a moda. Lembrando que achadinhos levam tempo, então não vá achando que vai seguir todas essas dicas e já sair com 20 peças de brand por 30 reais. Vamos ser realistas e colocar os nossos pés bem firmes no chão!

1 – Comunidade

Se tem algo que eu repito para toda novata é: “faça parte da sua comunidade local, crie ligações e relações”. A vida lolita fica muito mais fácil quando temos isso.

“Ah Tay, mas o que tem a ver relações com achar peças baratas?”

Calma, minha pequena padawan baixa renda.

Muitos achados que tive foram através da minha comunidade local: em swaps meets, da amiga da conhecida querendo vender algo ou até de um conhecido que viu algo que sabia que eu ia curtir e me enviou.

Esse outfit, por exemplo:



Essa salopette da AP, se não me engano, não paguei mais de 150 reais nela, e a blouse acredito que tenha sido uns 30/50. Anos depois eu consegui a meia desse conjunto por 25 reais, e tudo isso dentro da minha comunidade.

Mas só um aviso: não seja a chata que só quer ficar perto para ser “urubu de guarda-roupa”. Crie laços verdadeiros e lembre que esses achados são consequências muito boas desses laços.

2 – Enjoei/OLX/Mercado Livre

Sim, tem muita coisa boa nesses sites e você pode acabar dando muita sorte, como por exemplo eu com essa blouse aqui:



“Mas Tay, como faço pra achar?”

Minha dica maior é procurar por palavras-chave como lolita, egl, fofo, kawaii, nomes de marcas e peças como headdress. Vale jogar no Google até mesmo, por exemplo, “Bodyline jsk + Enjoei”. E aqui vai a dica de ouro: mesmo que mostre que a peça já foi vendida, vá até o perfil do vendedor e revire tanto o que já está à venda, os comentários, os yeyezados, quem ele segue e quem é seguido por ele.

“Ah, mas dá muito trabalho.”

Ou você quer achados ou você não quer ter trabalho — os dois não rola.

3 – Marketplace do Facebook

Esse aqui é digno de estar sempre de olho, pois você nunca sabe quando vai aparecer algo. Eu consegui 6 Gothic & Lolita Bibles por 50 reais no Marketplace do Facebook.

Tenha palavras-chave já salvas na pesquisa, como “salto plataforma”. Às vezes aparecem coisas muito interessantes e lolitáveis.

Ah, importante: nem perca tempo colocando lolita na busca, pois o Face não vai aceitar. Busque por palavras mais gerais e também por nome de marca.

Mas aqui é mais fácil você achar coisas lolitaveis.

4 – Bazares/Swaps meet

Esses lugares são excelentes para fazer negócio, inclusive saudades de Heidi e seus swaps meets.

Swaps meets são maravilhosos, pois são meets focados em venda e troca. Muitas vezes você pode experimentar a peça, fazer parcelamento e, enfim, é magnífico.

5 – Shopee

Mesmo caso dos outros sites, mas ele tem um pulo a mais. Como queremos achadinhos em que vamos pagar pouco, quando você fizer a busca lá por “jsk lolita”, você vai colocar apenas para ver as vendas do território nacional. Assim você já vê páginas de lolitas que estão vendendo suas peças lá. Mas, assim como os outros, precisa procurar bastante.

6 – Grupos de vendas no Whats

Já comprei um RHS por 85 reais, então sim, vale muito entrar nesses grupos.

Mas aqui a dica é diferente: você tem que estar atenta, com notificações ativadas e ser rápida! Todas querem um achadinho, então você tem que estar ligada — senão você perde.

Bom, gente, é isso. Espero que ajude vocês a também fazerem parte desse meu reino dos achadinhos.

E lembrem-se: lolita é questão de tempo e paciência. Nem sempre você vai chegar primeiro ou ter dinheiro para aquela pechincha maravilhosa… e tá tudo bem. Vida segue, e outros achadinhos virão.