Home

domingo, 18 de agosto de 2024

Moda lolita, periferia e ocupação de lugares

Breakbot "2GOOD4ME"

A moda lolita é uma forma de pessoas pobres e periféricas ocuparem espaços que geralmente não teriam acesso.

Estou há 13 anos na moda lolita e sou uma pessoa que mora na periferia de Porto Alegre/RS. Falo isso pra vocês entenderem que tenho vivência do tema abordado.

Sou filha, com orgulho, de uma pessoa que sempre trabalhou como empregada doméstica. Hoje, sou professora e, tal qual muitas pessoas pobres, a docência foi um meio de ascensão social e financeira. 

Mas okay, como cheguei nessa conclusão?

Foi a partir de uma conversa com uma amiga extremamente querida pra mim, a Annah Hel, em que confessei pra ela o quanto me sentia deslocada em relação a comunidade de moda lolita nacional por conta do padrão de consumo de algumas pessoas. Vendo tantos vídeos e posts sobre recebimento de encomendas, unboxings e reviews, me sentia sobrecarregada.

Em geral, a moda EGL é um estilo usado por mulheres adultas assalariadas. Há uma relação entre independência financeira e a possibilidade de perseguir hobbies. Por que isso? Bom, nós vivemos sob um modelo econômico capitalista, em que a tendência é que tudo seja mercadoria ou objeto de consumo; em que a lógica mercantil tende a ocupar todos os espaços de socialização, lazer e entretenimento. Por exemplo, cinemas são empresas e as decisões tomadas nesse setor visam antes o lucro dos donos do cinema do que coisas como acessibilidade e arte. “Não faça perguntas, apenas consuma o produto e, então, fique empolgada pelo próximo produto” é a ordem do dia.

Nesse sentido, a moda lolita e outros estilos alternativos também se tornam objetos de consumo. Eles serão descritos como “um luxo”, inclusive por muitas participantes do estilo, e existirá um incentivo onipresente para se comprar mais e mais. As pessoas se tornam propagandas ambulantes de inúmeras empresas.

Porém, esse grupo de pessoas que gostam de EGL não é uniforme. Questões como qual é a profissão dessa pessoa e o cargo que ela ocupa, se ela é a principal responsável pelo sustento da casa, se mora sozinha, se tem filhos, cidade e estado em que mora, acrescentam asteriscos à independência financeira da pessoa. Isso irá influenciar os hábitos de consumo dela, como ela engaja com a tendência mercantil do lazer. Dependendo do lugar sócio econômico onde cada pessoa existe, existirão uma série de narrativas superestruturais a respeito de quem ela é, onde ela pode ir, como ela deve se portar, o que ela pode ter. Esse fenômeno é retroalimentativo, contínuo e impossível de não sobrecarregar uma pessoa. 

Eu comecei a entender que alguém como eu não conseguiria ter acesso a certos locais se não fosse a moda, quando a Annah trouxe de exemplo um ícone para a moda lolita e que é uma pessoa pobre e periférica....a Momoko de kamikaze girls.

Momoko mora no interior, em uma cidade pequena e afastada de Tóquio, com um pai ex-mafioso pé-de-chinelo que a criou sem a presença da mãe. O pai vende réplicas, conhecido para a gente como camelô, para sustentar a família e ela só consegue dinheiro para comprar seus vestidos ao mentir para o pai dela.


Assim como Momoko, eu e diversas outras pessoas do meio temos um orçamento apertado, precisando abrir mão de algo, como roupas para o dia a dia ou um computador novo, para investir em moda lolita. Mas onde entra a questão de ocupar espaços que geralmente pessoas pobres não ocupariam?

Quando lazer é mercadoria, ao pobre periférico não é dado o direito de se divertir, de possuir coisas além do necessário para sobrevivência. Qualquer coisa além disso é visto como "luxar" e esbanjar. Se você gastar 400 reais em um vestido, mesmo que ele seja sob medida e de boa qualidade, você não é visto como pobre “de verdade”, pois grande parte das pessoas aderiu a uma narrativa em que existe um “pobre ideal”, que não tem nada além do necessário para sobreviver.

Mas quando nós não aceitamos sermos colocados em caixinhas pré-definidas, também mostramos que pobres podem fazer algo além de sobreviver. Não só na questão de consumir bens mas também ao entender que as pessoas não esperam ver quem é da periferia usando roupas fofas, tomando cafés e comendo doces franceses em locais super elaborados pois, afinal, quem mora nesses lugares não se interessa por isso! Gosta apenas de baile com funk proibidão e está lutando para viver um dia após o outro!

A verdade é que você pode ser de periferia, gostar de funk e amar vestidos fofos e ser quem você quiser, não são coisas mutuamente excludentes e sua presença em qualquer um desses lugares não nega nem confirma narrativas condescendentes que são impostas sobre você.

No fim do dia, moda lolita é mais sobre jogar pachinko em uma birosca com sua amiga vida loca do que emular a imagem de duquesa vitoriana que toma chá com a realeza.

Ps: Gostaria de fazer um agradecimento especial a Annah,minha grande amiga,revisora de textos e que me ajudou muito na escrita e com diversas contribuições para esse texto.



sexta-feira, 26 de julho de 2024

Filmes que combinam com moda lolita

Olá meus morceguinhos,como vocês estão?

Espero eu que todos se encontrem bem.

Recentemente tivemos o ILD,o famoso Internacional Lolita Day que é um dia em que todas as lolitas do mundo comemoram a moda lolita.Ele acontece no primeiro sábado de junho e no primeiro sábado de dezembro, é um dia em que nos reunimos para usar moda lolita,comer coisas gostosas e simplesmente ser bonitas cheias de laços.

Infelizmente com tudo que tem acontecido no meu estado e cidade,moro na capital do RS,e aqui fomos bem afetados pelas enchentes e isso deixou tudo sem clima para um meet ou comemorar realmente algo.

Mas ainda sim eu assisti alguns filmes que acredito combinar e que servem como forma de comemoração do ILD.

Não necessariamente eles tem uma grande ligação com lolita ou referência a moda, são simplesmente filme que acho que combina com o "espírito lolita"(?????) PRA MIM.

Em uma terra muito distante...havia um crime

Sinopse:No baile da Cinderela, Chapeuzinho Vermelho se envolve em um mistério. Será que ela consegue resolver esse caso antes da meia-noite?


Motivo: É uma história que se passa em contos de fadas,com príncipes,bailes,uma pitada de esteriótipos do cabeleireiro gay, da peituda meio burra ,totalmente sem sentido e provando para o mundo que para escrever o roteiro de um filme você precisar estar alucinando em drogas pesadas.O fato de acontecer um crime e quem "resolve" ser a Chapéuzinho Vermelho é só um detalhe.Mas o que realmente me fez pensar que esse filme é muito vaibi moda lolita é o figurino do Príncipe, literalmente exala Alice and The Pirates e Baby.O restante dos figurinos é bem meia boca mas o do Príncipe ,lindo.


Escola do bem e do Mal

Sinopse:Sophie é uma menina que esperou sua vida toda para ser levada à A Escola do Bem e do Mal, uma escola que treina seus alunos para serem heróis ou vilões. Contudo, Agatha, que possui a antipatia de muitos por ser considerada uma bruxa, não está pronta para deixar sua única amiga ir, tentando impedir que Sophie parta. Nesse conto de fadas, as duas vão descobrir que o destino tem planos próprios, nem sempre acontecendo da maneira que esperamos.

Motivo: Realmente amei a história do filme,amo esse reinventar os contos de fadas e contar o antes da história conhecida.


Kamikaze Girls 

Sinopse: Momoko é uma rapariga normal, vivendo uma vida normal. Bem…mais ou menos normal, na medida em que usa vestidos à moda do século 18 francês, estilo Lolita. Vive num meio rural onde se sente completamente deslocalizada. Decide então vender roupas antigas do pai (ex membro Yakuza) para fazer dinheiro para sustentar o seu peculiar estilo de vestir. É nessa altura que conhece uma rapariga punk, Ichiko, que irá transformar os seus dias em tudo menos que vulgares…

Motivo: Eu realmente preciso explicar?


Virgens Suicidas

Sinopse: Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõe rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.

Motivo: Confesso que não é muito meu tipo de filme,não sou fã de dramas e ainda mais que tocam em temas como suicídio.Mas a forma como a história é contada através dos olhos dos outros, a rebeldia presente e o olhar feminino da Sofia Coppola me ganha e me faz lembrar muito da moda.Quantas de nós não somos lidas pelo olhar de outros como "x ou y" por sermos diferentes?


Maria Antonieta 

Sinopse:A princesa austríaca Maria Antonieta (Kirsten Dunst) é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir.

Motivo: É um filme sobre Maria Antonieta, inclusive um dos poucos que a retratou como o que ela era uma criança/adolescente na corte francesa. Além de toda a estética presente no filme ser perfeita.

Utena – A Garota Revolucionária: Uma Aventura Mágica

Sinopse:Utena é uma garota que, desde a tragédia que levou a morte de seus pais, deseja se tornar um príncipe, assim como o qual lhe ajudou a seguir em frente após a tragédia. Por isso, ela sempre se veste como um garoto, tentando agir como um príncipe. Ela vive uma vida comum, estudando em um colégio. Mas sua vida muda quando ela encontra um anel dentro de uma rosa e acaba se complicando com o conselho estudantil do colégio, descobrindo os segredos por traz da Noiva da Rosa. Agora ela deve confrontar esses segredos e descobrir mais sobre seu passado e, quem sabe, poderá se tornar um príncipe.Mas qual é a verdade por trás disso tudo?

Motivo: Basicamente é um filme que vai fazer um apanhado geral da história do anime com o verdadeiro final que a Anthy e a Utena ficando junto.Gosto muito desse anime e do filme principalmente por conta da questão de como o feminino é presente,os papéis de gêneros são quebrados conforme a história se desenvolve e principalmente sobre o mistério por trás do tal príncipe da Utena.Além é claro de toda a estética do filme.

É isso gente espero que tenham gostado dessa seleção de filmes para comemorar o Internacional Lolita Day.

Me contem se já assistiram esses filmes,se gostaram ou não e se quiserem indiquem também um filme.




quinta-feira, 25 de abril de 2024

Os prós e contras e de comprar lolita no Aliexpress

Olá meus morceguinhos baixa renda que gostam de moda lolita!

Hoje eu quero fala especificamente com vocês que, assim como eu e grande parte da sociedade brasileira, são baixa renda, mas querem comprar peças da moda lolita lá no Aliexpress.

Sejamos sinceros e principalmente diretos: comprar ou não no Aliexpress é uma decisão única e exclusivamente sua. Esse post em momento algum vem como objetivo de ditar o que vocês devem ou não fazer, aqui o objetivo é sermos sinceros e realistas.

Com isso esclarecido, vamos aos pontos iniciais dos prós de comprar no Aliexpress e depois os contras; lembrando que tudo isso é baseado na minha experiência e vivência.

Prós de comprar no Aliexpress:

- Preços absurdamente abaixo do mercado nacional, você literalmente consegue peças por 100 reais já com frete e taxas incluídos.
- Diversidade de prints tanto para sweet quanto gothic lolita.
- Vestido da Kuromi, sei lá isso pra mim é um baita pró.
- É uma boa opção para quem quer testar o estilo.


- Chega na sua casa sem muitas preocupações.

- Pode parcelar.


Contras de comprar no Aliexpress:



- Pouca diversidade de tamanhos, infelizmente isso é praticamente inexistente no Aliexpress e até hoje só achei um vestido que realmente caberia numa plus size ou que foi pensado para acomodar corpos com curvas.
- Qualidade e modelagem. Algumas peças no Aliexpress não tem qualidade e as modelagens não são lá essas coisas.
- Fotos de stock que não condizem com o comprado,por isso ver bem os reviews é importante.
- Altas chances de vir algo muito abaixo de uma qualidade aceitável ou que não tem nada a ver com a foto mostrada, algo complica para nós, lolitas, pois prezamos por isso.
- Taxas e frete alto. Você vê os ótimos preços e começa a encher seu carrinho do Ali e, quando menos espera, o valor do envio e das taxas já estão dez vezes mais alto que o original. Alguns itens da mesma loja contam o frete individualmente para cada item, por exemplo, uma meia de 20 reais com 10 de envio parece uma boa, então você adiciona mais duas meias e cada uma delas significa um acréscimo de mais 10 reais ao valor do envio!

- Para novatas pode ser mais difícil de achar peças realmente boas e com qualidade.




domingo, 21 de abril de 2024

Meet Ursinhos Carinhosos na D'Juca

 Olá gente bonita!

Não costumo fazer post sobre meets aqui no blog mas é um hábito que quero tentar criar para assim ter um registro dos acontecimentos que,muitas das vezes,tenho apenas em fotos.

Bom recentemente o vestido dos ursinhos carinhosos da Shein virou um hit na comunidade de moda lolita do RS e na brincadeira sugeri realizarmos um meet nesse tema, a comunidade topou e eu marquei para o dia 20/04 na D'Juca  um confeitaria super charmosa que conheci via TikTok.


O convite foi bem básico e mais para ter um registro fofo de onde seria o meet.Confesso que gosto dessa parte de pensar e fazer os convites de meets que acontecem na comunidade,por mais simples que seja gosto de fazer.

Local,dia e tema decididos estava na hora da parte mais divertida do pré meet que é escolher o outfit.Inicialmente a ideia era fazer algo inspirado do Coração Gelado,Malvadeza ou um ursinho mais dark pois estava numa fase mais puxada para isso,até que me lembrei que meu vestido Milky Planet só viu a luz do sol umas 2 vezes desde que comprei ele.

Mas então aconteceu algo .....PORTO ALEGRE ESFRIOU BASTANTE,mas assim o suficiente para não congelar mas ainda pode usar casaquinhos fofos.Com isso eu lembrei que tinha esse tricô que foi achado na sessão masculina da Renner.


Um achado né? Pensei em usar junto com polainas rosas e pompons.

Mas como alegria de pobre dura pouco, simplesmente o tempo virou e começou a esquentar de novo mas não a ponto de tornar tudo insuportável apenas não dava mais pra usar um tricô e polainas.Mantive os pompons pois usei eles como se fossem as orelhas do ursinho que estava me inspirando.

Enfim chegou o dia do meet,fiz uma make misturando as cores principais rosa e lilás com muito glitter,aproveitei para usar também meu cabelo natural ,algo que confesso estou amando fazer, e retocar ele de rosa.

A D'Juca ,local que escolhi para o meet , é uma confeitaria localizada no bairro Cidade Baixa.Com algumas mesas na entrada e mais algumas dentro,toda a decoração do local é em tons de rosa muito fofo e delicado.Eles possuem uma parede com folhagens falsas e um letreiro em neon, infelizmente não conseguimos sentar ali pois já estava ocupado então juntamos duas mesas no canto e ficamos bem confortáveis ali.

Nesse meet compareceu a Júlia,a mãe da Júlia e a Bia que chegou um pouco depois.

Para comer eu pedi uma torta de morango com chocolate,que pela manhã vimos que estaria em promoção na confeitaria,e um capputino gelado.Confesso que jurei que o capputino gelado viria ou com gosto de água com cafe e/ou muito doce,coisas que infelizmente já me aconteceu quando peço cafés gelados.Mas eu me enganei e o capputino gelado veio PERFEITO doce na medida certa e com gosto de capputino! E o bolo também além de ter vindo cheio de morangos,veio uma fatia de tamanho muito generoso e que valia super o valor pago neles.




Paguei em torno de uns 40 reais,pois ao final ainda pedi um salgado de frango assado para levar para casa.Mas sem o salgado daria 37 reais um valor que achei super okay para a qualidade,local e tamanho.Enfim a D'Juca tem um valor realmente bem acessível e muita qualidade no que entrega para seus consumidores.

Além disso eu e as meninas fomos super bem tratadas e com um atendimento impecável da equipe da confeitaria.Recomendo muito o local e com toda certeza iremos realizar outros meets da comunidade ali.

Vou deixar ao final mais algumas fotos que tiramos no dia e o que usei para o outfit.


JSK: Milky Planet réplica 

Blouse: off Brand

Meias:Angelic Pretty

Bolsa: réplica 

Teaparty:Glitter Bang

Acessórios:Off Brand 





Enfim é isso ,espero que tenham gostado.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Dicas para usar lolita em público

 


Olá gente,bora de dicas de como usar moda lolita em público? 

Direto recebo comentário lá no TikTok dizendo que não conseguiriam usar a moda na rua pois chama muita atenção,mora em cidade pequena então as pessoas não entenderiam ,mora no Brasil então vai ser julgada e enfim diversas falas nesse estilo.

Primeiro de tudo quero iniciar questionando,você não usa lolita por você ou pelos outros? Entenda as pessoas vão falar esteja você usando moda lolita ou não,elas vão arranjar um jeito de falar sobre você.O que é melhor as pessoas falarem de você por estar fazendo algo que te faz bem e estar feliz ou passar o resto da vida pensando como queria ter usado tal coisa mas não usou pois ficou preocupado com a opinião alheia.

Nem sempre é fácil,vai por mim eu moro no meio de uma vila/favela e uso moda lolita,sei que tem julgamentos ,olhares estranhos e comentários mas quando você entende que isso vai acontecer independente de como se vista melhora muito.

Pensando sobre isso vamos para as dicas de como usar moda lolita em público.

Moda lolita chama atenção

Acredito que o primeiro ponto é entender que moda lolita chama realmente atenção, é uma moda diferente e até os outfits mais simples são chamativos por fugir da estética "normie".

Então aceite as pessoas vão te olhar.

Grosserias 

O fato de lolita ser chamativo não é desculpa ou permissão para os outros te assediarem,nunca aceite isso.

É bem comum acharem que por você estar usando uma moda alternativa se é uma espécie de animal raro ou até atração pública,tirarem fotos sem permissão e ficar encarando são alguns dos mais comuns ,mas não é e você precisa entender e impor limites.

Impondo limites em público

Sei que para mulheres principalmente é difícil impor limites,somos ensinadas a sermos gentis e até ficarmos retraídas com assédio ainda mais de estranhos.

Mas a gente precisa aprender a impor esses limites e muitas vezes não precisamos nem falar nada,gestos e cara "vadia malvada" muitas vezes já ajudam nisso.Claro que se a pessoa extrapolar,for agressiva ou insistente você deve procurar um local seguro e sempre chamar as autoridades.

Cara de "Vadia Malvada"

Esse aqui é algo que faço muito e acredito que por isso pouco sofri com lolita em público,ou também porquê sou bem desligada disso,mas o que seria a cara de "vadia malvada"? 

Não sei explicar como faço ela mas basicamente é uma cara em que encaro a todos com cara de nojo e de "eu sou especial,tenho coragem de ser quem sou e vocês deveriam ser gratos por estar na minha presença".Acho que ser do signo de leão ajuda um pouquinho nisso.

A encarada

Como disse ,lolita chama atenção e as pessoas olham e as vezes elas perdem a noção que estão encarando daquele jeitinho constrangedor sabe ?Por conta disso a última vez que sai de lolita,e olha que nem era um outfit mega chamativo,foi encarar de volta.

"Aí Tay tenho vergonha e vai que me acham doida"

Essas pessoas nunca mais vão te ver e ,spoiler,você está usando um vestido com saia de armação então assim elas já desconfiam da sua saúde mental.Encara e fica encarando até elas desviarem os olhos,pois as pessoas vão ver que você está olhando e vão ficar constrangidas.

Vovós e crianças

Eu uso essas táticas mas confesso que quando é uma criança ou uma vovó,aquelas que você sentem que tão te olhando com cara de "aí que lindeza", eu não uso elas.Sim elas são meus pontos fracos.

Então apenas seja gentil com quem for gentil com vocês e sim da pra ver a diferença.

Usar fones de ouvidos

Confesso que não faço isso muito mas é uma ótima pedida ,assim da pra viver no seu próprio mundinho com trilha sonora sem ligar pra ninguém.

Grupos e segurança

Eu não comecei a me sentir segura em usar lolita do nada,foi um trabalho que ainda está em desenvolvimento mas confesso que andar junto do grupo de lolitas daqui de Porto Alegre/RS me ajudou muito e foi onde aprendi a me sentir segura em usar a moda em público.

De início ou eu me vestia no meet ou não ia, ultimamente ando conseguindo me deslocar já montada e ficado tranquila em relação a isso mas, como eu disse é um processo.Caso você não se sinta segura para isso não se force,vá no seu tempo e tente sempre estar com pessoas que te deixam seguras.

Então é isso espero ter ajuda vocês a terem artifícios para lidar com lolita em público.